Shell: Miniaturas Ferrari Shell V-Power 2005

Shell: Miniaturas Ferrari Shell V-Power 2005

No ano de 2005 a Shell, junto da Ferrari – sua parceira de longa data, realizou uma promoção disponibilizando réplicas em miniatura de alguns dos carros mais icônicos da montadora italiana.

O sucesso dela foi tamanho que até hoje essas miniaturas tem um espaço especial nas estantes dos colecionadores e fãs da marca.

Uma parceria de longa data entre Shell e Ferrari

A Shell e a Ferrari compartilham uma parceria histórica que vai muito além das pistas de corrida. Desde a década de 1950, as duas marcas colaboram no desenvolvimento de tecnologias para combustíveis e lubrificantes de alta performance.

No automobilismo, essa união é especialmente notável na Fórmula 1, onde a Shell fornece combustíveis e óleos de motor para os carros da Scuderia Ferrari.

Ao longo dos anos, as marcas realizaram uma série de ações promocionais conjuntas em diversos países, inclusive no Brasil, sempre com campanhas que envolviam paixão por carros, velocidade e inovação.

Como funcionava a promoção da Shell?

Para conseguir uma das miniaturas, bastava abastecer em um posto Shell e adicionar um pequeno valor em dinheiro.

Por se tratar de uma ação realizada há 20 anos, não me lembro dos valores, nem encontrei informações a respeito, mas a mecânica era simples e acessível, envolvendo fidelização por meio do consumo de combustíveis da marca.

Esse modelo de promoção viria a ser repetido em campanhas posteriores.

A coleção de miniaturas Ferrari Shell V-Power 2005

A coleção é composta por seis miniaturas de Ferrari em escala 1:38 com sistema de fricção, ou seja, basta arrastar o carrinho para trás e soltá-lo para que ele ande sozinho. Esse mecanismo simples era um grande atrativo em carrinhos na época. Confira os detalhes:

Coleção de miniaturas Ferrari Shell V-Power 2005

  • Ferrari 360 Modena Spider: versão conversível, com interior visível e bancos moldados, rodas esportivas e formato mais compacto;
  • Ferrari Enzo: um dos destaques da coleção, com design futurista, rodas esportivas, entradas de ar frontais e traseiras bem demarcadas;
  • Ferrari F50: possui design alongado e aerodinâmico, com traseira imponente e capô envidraçado, além de frisos laterais e rodas no formato estrela;
  • Ferrari F430: visual mais moderno e arredondado, acabamento detalhado e entradas de ar nas laterais;
  • Ferrari F2005: miniatura do modelo que correu na temporada de 2005 da Fórmula 1, possuindo detalhes impressionantes: asas dianteira e traseira, logos da Shell e outros patrocinadores da escuderia na época, e cockpit com Santo Antônio;
  • Ferrari Superamerica: também denominada de Ferrari 575 Superamerica, possui design mais elegante, com destaque para o teto targa e a entrada de ar na parte central dianteira do capô.

As miniaturas vinham em um blister com as identificações da Shell V-Power e da Ferrari, os nomes dos modelos e ilustrações dos carros “correndo em alta velocidade”.

Curiosidades sobre os modelos da coleção

  • 360 Modena Spider: foi um dos conversíveis mais populares da Ferrari nos anos 2000, conhecido por seu desempenho aliado ao design aberto;
  • Superamerica: se destacava por seu teto de vidro conversível e eletrocrômico, que mudava de transparência conforme o controle do motorista;

Ferrari 360 Modena Spider e Superamerica Shell V-Power

  • F50: foi o sucessor espiritual do F40 e usava um motor derivado da Fórmula 1;
  • F430: trouxe inovações tecnológicas importantes para a marca, como o diferencial eletrônico (E-Diff);

Ferrari F50 e F430 Shell V-Power

  • Enzo: foi lançada em homenagem a Enzo Ferrari, fundador da marca, e teve apenas 400 unidades produzidas mundialmente;
  • F2005: apesar de não ter tido uma temporada memorável, o modelo foi o último a carregar os resquícios do domínio ferrarista da era Schumacher.

Ferrari Enzo e F2005 Shell V-Power

Uma promoção memorável e o início de uma tradição

A campanha da Shell com os modelos de Ferrari foi um verdadeiro sucesso e distribuiu milhares de miniaturas por todo o Brasil.

Combinando carros da Ferrari (que sob o comando de Michael Schumacher dominava a Fórmula 1 e tinha grande espaço na mídia) com uma promoção acessível, os postos da Shell se transformaram em pontos de parada obrigatória para colecionadores e amantes do mundo automotor.

A ação ainda serviu como modelo para promoções futuras, como a de 2007, que repetiu a fórmula com novas miniaturas da marca italiana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato