Pepsi: Miniaturas Pepsi Rock Looney Tunes

Pepsi: Miniaturas Pepsi Rock Looney Tunes

Se você foi criança ou adolescente nos anos 90, é bem provável que tenha esbarrado com uma das coleções mais marcantes daquela década: as miniaturas Pepsi Rock Looney Tunes, lançadas no Brasil pela Pepsi em 1995.

Essa coleção conquistou uma geração inteira ao unir três paixões da época: refrigerante gelado, personagens clássicos da TV e o estilo rock’n’roll.

A coleção de miniaturas Pepsi Rock Looney Tunes

Produzidas em plástico, as miniaturas da Pepsi trazem 15 personagens dos Looney Tunes em versões rockeiras. Cada figura tem um visual estilizado, com direito a roupas de couro, instrumentos musicais e poses cheias de atitude, como se estivessem em um show de verdade.

A qualidade e os detalhes, tanto do design, como da pintura, impressionavam para a época. Não demorou até a coleção virar febre entre amigos e colegas de escola.

Confira os personagens da coleção:

Pepsi Rock Looney Tunes

  • Coiote, com guitarra
  • Eufrazino, com um violão
  • Frajola, com microfone
  • Frajolinha, tocando trompete
  • Frangolino, com tambores de percussão
  • Gaguinho, com saxofone
  • Hortelino, com um pandeiro
  • Ligeirinho, tocando maracas
  • Marvin, com seu trompete
  • Papa Léguas, com guitarra
  • Patolino, com guitarra
  • Pepe Le Gambá, tocando violão
  • Pernalonga, com guitarra em forma de cenoura
  • Piu-Piu, sem instrumento, mas com um moicano punk na cor verde
  • Taz, com uma guitarra quebrada

Alguns instrumentos dos personagens não são tão representativos do rock, embora até estejam presentes em algumas músicas de bandas específicas – mas nem de longe isso chega a ser um problema na coleção.

Aliás, Marvin e Frajolinha não estão exatamente com um trompete, como colocamos na lista. Na verdade, é um fliscorne! Sim, esse instrumento existe e é parecido com um trompete (sendo diferente no formato e no som produzido), mas como esse nome não é tão popular por aqui, optamos em deixar trompete mesmo.

Pepsi Rock Looney Tunes

Outra curiosidade é que Pernalonga, Taz, Patolino, Coiote e Papa Léguas estão com guitarras, porém os instrumentos não possuem as tradicionais seis cordas em alto relevo. Possivelmente, isso se deve em virtude do pouco espaço para reproduzir essa quantidade de cordas. Mas, novamente, nada que diminua a coleção.

Como funcionava a promoção?

As miniaturas eram obtidas em troca de tampinhas ou anéis de lata (talvez junto de um pequeno valor). Porém, o dono do bar onde conseguimos nossas miniaturas na época, simplesmente dava as mesmas para as crianças que compravam uma garrafinha de Pepsi. Por isso, não temos a informação exata sobre a mecânica da promoção.

O sucesso duradouro da Pepsi Rock Looney Tunes

A coleção fez tanto sucesso que até hoje é lembrada com carinho por quem viveu aquela época. Combinando o apelo de uma grande marca (Pepsi), o carisma eterno dos Looney Tunes e a energia do universo do rock, as miniaturas se tornaram um item obrigatório de qualquer colecionador.

Além disso, não é raro ver gente descobrindo e redescobrindo a coleção ou buscando completar o conjunto hoje em dia, afinal, essas miniaturas não foram apenas brindes promocionais – elas capturaram o espírito da época.

De certa forma, a Pepsi Rock remete a outra coleção do mesmo período: a Toon Rock, lançada pela Sonrics (que também fazia parte do grupo PepsiCo). Apesar do conceito semelhante, as miniaturas da Pepsi se destacam pelo acabamento consideravelmente superior.

Enfim, numa década em que a cultura pop explodia em cores, sons e personagens, essa coleção conseguiu sintetizar tudo isso em figuras de poucos centímetros que continuam despertando nostalgia até hoje.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato