Nos últimos meses, o Guaraná Antarctica tem movimentado os fãs de cultura pop e colecionismo com uma série de ações promocionais ligadas à estreia da segunda temporada da série Wandinha, da Netflix.
Depois do retorno do icônico jingle “Pipoca & Guaraná” em uma versão repaginada, a marca trouxe uma campanha protagonizada pela caçulinha, agora acompanhada de um brinde exclusivo: o famoso “Mãozinha” em miniatura.
A miniatura da Mãozinha Guaraná Antarctica
A estreia da ação do Guaraná Antarctica aconteceu na segunda metade do mês de agosto em parceria com o Zé Delivery, na qual os consumidores podiam comprar um combo com quatro garrafinhas da caçulinha 200 ml e levar duas miniaturas do Mãozinha.
O item, produzido em vinil, se destaca de maneira criativa ao poder ser encaixada nas garrafinhas, dando a impressão de que elas estão sendo pegas pela mão.
Apesar de ter feito muito sucesso, a campanha recebeu diversas críticas pela disponibilidade extremamente restrita da promoção, abrangendo apenas algumas cidades do centro do país.
Isso fez com que o público recorresse às redes sociais para reclamar. Outra bronca se deu em virtude daqueles que compraram grandes quantidades do combo, com a finalidade de revender o Mãozinha, cobrando preços bem acima do valor original.
Com a repercussão, a marca ampliou a iniciativa, lançando uma segunda fase da campanha, com duração prevista até 31/12/2025 ou enquanto durarem os estoques, onde brinde também passou a ser distribuído em supermercados parceiros.
Neste modelo da promoção, o consumidor recebe um Mãozinha a cada 12 unidades de caçulinhas compradas. A mudança aumentou o alcance da promoção, mas ainda assim muitos colecionadores relataram dificuldade em encontrar os itens em determinadas regiões do Brasil.
As latinhas do Guaraná Antarctica com Wandinha
Além do Mãozinha, entre o final de julho e o início de agosto, o Guaraná Antarctica já havia lançado dois modelos de latinhas temáticas em edição limitada, sendo uma da versão normal do refrigerante e outra da versão sem açúcar, estampadas com a Wandinha e o Mãozinha.
As ações promocionais do Guaraná Antarctica com Wandinha
Seja pelas latinhas especiais da Wandinha, seja pela miniatura do Mãozinha, o Guaraná Antarctica acertou ao promover uma campanha que conquistou colecionadores e fãs da Família Adams, Wandinha e Mãozinha.
Quem viveu os anos 2000 lembrou (e aproveitou para pedir o retorno) da Caçulinha Pokémon, com as Pokébolas, e agora uma nova geração encontra no refrigerante um item que mistura entretenimento, colecionismo e memória afetiva.
Como ressalva, fica novamente a questão da abrangência restrita da promoção e os seus respectivos desdobramentos. Assim, quem não conseguir o Mãozinha, possivelmente terá de se contentar apenas com as latinhas especiais – a não ser que não faça questão de nenhum desses itens.