Quem cresceu nos anos 80 ou 90, muito provavelmente, em algum momento, ganhou ou comprou um Chocolate Surpresa. Mais do que saborear o clássico chocolate ao leite, o verdadeiro tesouro era o card que vinha dentro da embalagem.
Fotos de animais, informações científicas, curiosidades e um álbum exclusivo para colar os cards transformaram o simples ato de comer chocolate em uma experiência única – e inesquecível.
O nascimento de um clássico e o início de uma febre
Lançado no Brasil em 1983 pela Nestlé, o Chocolate Surpresa logo se tornou um fenômeno. A cada barra aberta, um novo card com imagem e dados sobre animais, como nome científico, habitat e hábitos alimentares.
Era quase uma aula de biologia em formato de diversão. E para deixar tudo ainda mais especial, o chocolate trazia a figura de um animal em alto-relevo.
Os colecionadores ainda podiam juntar as embalagens vazias e enviá-las para a Nestlé, recebendo em troca um álbum da coleção para colar as figuras.
Assim, durante os anos 80 e 90, surgiram coleções memoráveis como Animais da Mata Atlântica, Campos e Cerrados, Cães de Raça e Dinossauros, dentre várias outras.
As últimas coleções do Chocolate Surpresa
Na reta final da sua primeira era, foi lançada no ano de 2000, a coleção O Guia dos Curiosos, inspirada no famoso livro de Marcelo Duarte. Os cards vinham com divertidas ilustrações e perguntas para um jogo de perguntas e respostas.
Ao invés do tradicional álbum, as embalagens com duas unidades do chocolate acompanhavam um porta-cards exclusivo.
Um ano antes, em 1999, a Nestlé lançou uma versão do chocolate Nestlé Magic, ao estilo do Chocolate Surpresa. Essa versão trouxe figuras de filmes da Disney, como Tarzan, Dinossauro e Atlantis, além de coleções com personagens de Scooby-Doo - O Filme, Meninas Superpoderosas e desenhos do Cartoon Network.
O clamor dos fãs e a volta do Chocolate Surpresa
Com o fim da produção do Surpresa, fãs e colecionadores passaram anos pedindo à Nestlé que relançasse o chocolate. E em 2017, a marca finalmente atendeu aos apelos – em parte.
Foi lançado o Ovo de Páscoa Surpresa Dinossauros, acompanhado de um álbum e 10 figuras, relembrando a clássica coleção de 1993. Foram produzidos três álbuns diferentes e 30 cards, sendo 10 para cada álbum.
O lançamento fez a alegria dos antigos colecionadores e novas edições de Páscoa surgiram nos anos seguintes – porém, com outros tipos de surpresas.
Os cards NFTs e a reação dos colecionadores
Em 2023, a Nestlé trouxe de volta o universo do Chocolate Surpresa de um jeito inesperado: uma coleção de NFTs que apoiava a ONG SOS Mata Atlântica. Eram 10 artes originais e 40 variações, inspiradas na coleção de 1987.
Apesar da nobre causa e do envolvimento de artistas brasileiros na criação das artes dos NFTs, a iniciativa não agradou boa parte dos fãs do chocolate, que queriam ver – e ter – os tradicionais cards físicos novamente.
Finalmente, o retorno do Chocolate Surpresa
O tão aguardado retorno finalmente aconteceu em 2025: o Chocolate Surpresa voltou às prateleiras!
Com três versões de embalagens ao estilo das originais, estampadas com a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará – representantes da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado – a Nestlé trouxe de volta a marca que fez parte da infância de tanta gente.
Mas nem tudo foi motivo de comemoração. A nova barra tem apenas 20g (contra os 30g originais), o sabor não lembra o chocolate clássico e, por fim, não inclui cards físicos. Ao invés deles, um QR Code na embalagem leva o consumidor para uma experiência virtual com realidade aumentada.
Apesar do retorno e da inovação, muitos fãs – talvez a maioria – ficaram decepcionados. A sensação de colecionar, trocar e colar as figuras é insubstituível. Assim, a volta do Chocolate Surpresa não foi um retorno completo, esperado há anos.
Enfim, resta a esperança de que, em algum momento, a Nestlé volte a lançar os cards físicos nos chocolates, proporcionando a mesma magia para as antigas e as novas gerações.