Carmed e as Collabs de Sucesso: Como a Cimed Transformou um Hidratante Labial em Item de Colecionador

Carmed e as Collabs de Sucesso: Como a Cimed Transformou um Hidratante Labial em Item de Colecionador

Desde 2023, a Cimed tem surpreendido o mercado com o sucesso estrondoso das edições especiais do hidratante labial Carmed.

O que começou como uma colaboração pontual com a marca de doces Fini, evoluiu para uma série de parcerias estratégicas que não só aqueceram as vendas, como também posicionaram o produto como verdadeiro fenômeno nas redes sociais – e, para muitos, um item de colecionador.

A seguir, confira a linha do tempo dessas collabs e entenda como um simples hidratante virou desejo de consumo entre jovens e adultos.

O início de tudo: Carmed Fini

A ideia da collab nasceu em 2022, quando a Fini procurou a Cimed para ajudar na distribuição da marca no varejo farmacêutico.

O que era apenas uma parceria comercial se transformou em uma jogada de mestre da inovação. A proposta? Lançar um hidratante labial com aroma dos doces clássicos da Fini – Beijos, Dentaduras e Bananas.

Carmed Fini 2023

Impulsionada por uma estratégia orgânica nas redes sociais e liderada por Karla Felmanas (VP da Cimed), a campanha viralizou.

Bastou um vídeo no TikTok mostrando a linha sendo produzida para transformar o produto em desejo nacional. De acordo com a CNN Brasil, foram mais de 1,2 bilhão de visualizações nas redes sociais e R$ 400 milhões em vendas só com o Carmed em 2023.

Carmed BFF

Surfando no sucesso da collab com a Fini, a Cimed lançou a linha Carmed BFF, estrelada por Maisa e Larissa Manoela. Os sabores tutti-frutti com glitter rosa e beijinho com FPS 30 reforçaram a conexão com o público jovem e exploraram a estética de amizade e afeto.

Segundo a Promoview, a campanha digital resultou em R$ 40 milhões em vendas em apenas 20 minutos durante uma live commerce com mais de 8 mil lojistas conectados.

Carmed BFF

Carmed Barbie

Já em 2024, e em celebração aos 65 anos da boneca mais icônica do mundo, a Cimed firmou uma collab com a Mattel para lançar o Carmed Barbie, em três versões: Pink, Rose Gold e Crystal.

O lançamento coincidiu com o hype pós-filme da Barbie em 2023 e visava atingir tanto a Geração Z, quanto os millennials nostálgicos.

A estimativa de faturamento, de acordo com o portal Mundo do Marketing, era de R$ 80 milhões nos primeiros dias, impulsionada por um produto que unia brilho, cor, memória afetiva e colecionismo.

Carmed Barbie

Carmed e Burger King no dia da mentira?

No dia 1º de abril de 2024, a Cimed anunciou uma collab inusitada com o Burger King: o Carmed sabor Grelhado no Fogo, um hidratante labial com aroma defumado de hambúrguer e sensação térmica de calor na boca.

Apesar da data sugestiva, a parceria era real – e teve distribuição exclusiva como brinde na compra de combos selecionados da rede de fast-food, em 37 lojas pelo Brasil, enquanto durassem os estoques.

Criada para celebrar o Dia da Mentira com uma provocação criativa e autêntica, a ação viralizou nas redes sociais e mobilizou o público.

Carmed e Burger King

Segundo o Mundo do Marketing, a campanha surtiu efeito e em apenas três dias foram vendidos mais de 24 mil sanduíches participantes, gerando um aumento de 27% nas vendas e um crescimento de 372% na procura pelos produtos da linha Whopper.

Carmed Brigadeiro, com Ana Castela

Em julho, veio a parceria com a cantora sertaneja Ana Castela, referência entre o público jovem, para apresentar o Carmed Brigadeiro, também apelidado de Carmed Boiadeira.

A collab integrou a linha “Carmed Doces”, composta por sabores com forte apelo afetivo: Brigadeiro (marrom), Leite Condensado (incolor) e Doce de Leite (nude).

Carmed Brigadeiro Ana Castela

Carmed Fini: volta e novos sabores

A parceria que iniciou a revolução voltou em setembro ainda mais forte com três novos sabores inspirados em guloseimas Fini: Minhoca (maçã verde e azedinha), Amora e Amora Intenso. O retorno causou nova onda de viralização, e a hashtag #CarmedFini ultrapassou 1,4 bilhão de visualizações no TikTok.

De acordo com a CNN Brasil, foram produzidas 4,5 milhões de unidades para suprir a demanda, consolidando o Carmed Fini como referência em co-branding no setor de beleza.

Carmed Fini 2024

Carmed Kitty

Em outubro, a Cimed lançou o Carmed Hello Kitty, uma edição limitada em comemoração aos 50 anos da personagem. O anúncio foi feito no Japão, marcando a primeira campanha internacional da farmacêutica brasileira com destaque na Shibuya Crossing, em Tóquio.

O produto foi desenvolvido com aroma de torta de maçã, cor vermelha e uma tampa exclusiva em formato da Hello Kitty, pensada como acessório e item colecionável.

Carmed Hello Kitty

Carmed Chocottone Bauducco

Para o Natal de 2024, a collab entre Cimed e Bauducco trouxe o Carmed com aroma de Chocottone, em edição limitada. A fragrância remeteu às lembranças afetivas das festas de fim de ano e fez do produto uma opção perfeita para presentear.

Com apelo emocional e forte presença digital, a campanha ainda promoveu ações em shoppings, concursos interativos e presença no famoso Natal Luz de Gramado, com destaque para a customização da fachada da Drogaria São João.

Carmed Chocottone Bauducco

Carmed Açaí em parceria com a Oakberry

No mês de fevereiro de 2025, a Cimed ampliou sua linha de colaborações lançando o Carmed Açaí, resultado de uma parceria estratégica com a rede Oakberry, referência em produtos à base da fruta.

A ideia do produto nasceu da campanha promocional “Crie Seu Carmed”, promovida em 2024, que convidou os fãs da marca a participarem ativamente da criação de um novo sabor.

A versão apresentou aroma autêntico de açaí – o sabor mais pedido pelos consumidores da marca – e trouxe uma coloração roxa leve, além de proporcionar uma experiência sensorial refrescante e marcante.

Carmed Açaí Oakberry

Carmed Smurfs

A collab mais recente chegou com o lançamento do filme Os Smurfs, em julho de 2025. A edição Carmed Smurfs traz aroma de blueberry, visual incolor nos lábios e três embalagens diferentes: Smurfette, Smurf e Papai Smurf.

Um diferencial dessa edição é o “elemento surpresa”: o personagem da embalagem só é revelado após abrir a caixa, promovendo ainda mais o apelo colecionável e nostálgico, com foco nos millennials que cresceram com os personagens.

Carmed Smurfs

Impacto financeiro e comercial das collabs da Cimed

O sucesso das colaborações fez o faturamento da linha Carmed saltar de R$ 24 milhões em 2022 para impressionantes R$ 400 milhões em 2023, crescimento de cerca de 1.600% em apenas um ano. Estima-se que só em 2025, os produtos movimentem R$ 500 milhões em vendas.

Além disso, conforme trouxe o site Meio & Mensagem, os lançamentos foram responsáveis por gerar cerca de R$ 1 bilhão em receita para as farmácias.

O segredo do sucesso: nostalgia, colecionismo e comunidade

O que explica tanto sucesso para um produto simples como o hidratante labial? A resposta está na junção de marketing emocional, senso de pertencimento e estética colecionável. Cada lançamento transforma um gesto corriqueiro – como hidratar os lábios – em uma experiência divertida, nostálgica e social.

A estratégia de misturar personagens da infância, sabores familiares e design diferenciado tem conquistado fãs fiéis. As embalagens, por sua vez, têm virado peças de coleção, compartilhadas por consumidores em comunidades digitais como as “Besties” da Carmed.

“Cada nova unidade desperta esse desejo emocional de completar a coleção. [...] É exatamente isso que construímos com esse novo Carmed: uma jornada”, afirmou Karla Felmanas, em declaração publicada no portal Embalagem Marca.

As collabs do Carmed não são apenas um sucesso de vendas, mas um fenômeno cultural. Ao apostar em produtos com apelo emocional, colecionável e comunicação digital eficaz, a Cimed transformou o Carmed em algo muito maior do que um cosmético – ele virou uma marca lifestyle.

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