No início da década de 2010, o mundo dos games mobile vivia um verdadeiro fenômeno: Angry Birds. Lançado em 2009, o jogo simples – mas altamente viciante – onde pássaros eram lançados contra estruturas para derrotar porquinhos verdes, virou febre mundial.
Em pouco tempo, tornou-se um ícone da cultura pop, com milhões de downloads, produtos licenciados e, claro, colecionáveis. E se você viveu essa época, com certeza se lembra da promoção Invasão Angry Birds, realizada pela PepsiCo no final de 2013.
A coleção de pelúcias Angry Birds da PepsiCo
Entre outubro e dezembro de 2013, os consumidores brasileiros foram surpreendidos com a Invasão Angry Birds, uma ação promocional das marcas Doritos, Ruffles, Toddy e Mabel, todas da PepsiCo.
Para participar, bastava juntar 10 pontos em produtos das marcas participantes (cada item tinha uma pontuação diferente, indicada na embalagem) e adicionar R$ 14,99 para trocar por uma pelúcia exclusiva dos personagens do jogo.
A campanha distribuiu 1 milhão de pelúcias, divididas entre cinco modelos diferentes:
- Azul (pássaro azul)
- Chuck (pássaro amarelo)
- Bomb (pássaro preto)
- Red (pássaro vermelho)
- Porco (porco verde)
Ao ver os Angry Birds estampando as embalagens de Ruffles e Doritos, a primeira ideia que vinha à cabeça dos colecionadores era a de uma promoção de tazos ou figurinhas com essa temática, mas uma olhada com mais atenção mostrava o modelo diferente da campanha.
Uma promoção com pelúcias soou estranha para quem viu os pacotes, uma vez que o público estava habituado a ver promoções com tazos nos salgadinhos, provocando diferentes reações entre os colecionadores.
As pelúcias do McDonald’s: uma coleção que muita gente mistura
No final de 2015, o McDonald’s também lançou sua própria coleção de pelúcias do jogo como brinde do McLanche Feliz. Essa coleção trazia um total de oito personagens – os mesmos cinco da promoção da PepsiCo, mais o Porco Rei, Matilda e Stella.
É comum ver os menos familiarizados misturando exemplares das duas campanhas. O fato de haver personagens comuns entre as coleções facilita essa confusão, mas é possível notar a diferença no tamanho, design e acabamento entre elas. Para sanar qualquer dúvida, basta verificar a etiqueta das pelúcias.
Invasão Angry Birds: uma promoção diferente
A promoção Invasão Angry Birds realizada pela PepsiCo em 2013 marcou um momento único na história dos brindes promocionais da companhia, especialmente considerando produtos como Ruffles e Doritos.
Em vez dos tradicionais tazos e figurinhas que marcaram época nos salgadinhos, a aposta nas pelúcias foi, no mínimo, diferente. Muitos colecionadores de tazos de longa data ficaram decepcionados com essa promoção. Por outro lado, a campanha certamente atingiu um público diferente do habitual.
Desta forma, a campanha aproveitou o auge do sucesso de Angry Birds, explorando o apelo do game junto a pelúcias colecionáveis, que conquistaram crianças, adolescentes e jovens adultos da época.