Cartões Telefônicos: Da Utilidade a Telecartofilia

Cartões Telefônicos: Da Utilidade a Telecartofilia

Os cartões telefônicos marcaram uma era no Brasil, especialmente entre os anos 1990 e 2000, quando o uso de telefones públicos era essencial para a comunicação.

Além de sua função primária, esses cartões rapidamente se tornaram itens de colecionismo, atraindo milhares de aficionados em todo o país.

Todo um segmento acabou se desenvolvendo em torno desses itens, com representantes, comércios, clubes e associações de colecionadores, encontros e eventos de telecartofilia – como ficou conhecida a prática de colecionar cartões telefônicos.

As Principais Fabricantes de Cartões Telefônicos

A produção dos cartões telefônicos no Brasil, para as operadoras de telefonia pública, ficou a cargo de empresas que utilizavam a tecnologia de cartões indutivos criada pelo engenheiro e inventor Nelson Guilherme Bardini e pertencente ao CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.

Principais Fabricantes de Cartões Telefônicos

As principais delas foram: Interprint, CSM, ICE, American Bank Note Company, Casa da Moeda do Brasil e Thomas De La Rue.

Os Diferentes Tipos de Estampas dos Cartões Telefônicos

Foi pelas estampas e temáticas, que variavam conforme a época, a companhia telefônica e o fabricante, que os cartões se destacaram e fomentaram o colecionismo.

De acordo com os tipos de estampas, os cartões podem ser classificados em diferentes grupos. Algumas classificações podem ser:

  • Cartões comemorativos: criados para celebrar datas comemorativas e ocasiões especiais.
  • Cartões de festas e eventos: para promover festas e eventos regionais, nacionais ou globais, como uma propaganda.
  • Cartões promocionais: emitidos para campanhas de marketing com a finalidade de promover um determinado produto ou serviço.
  • Cartões publicitários: com estampas de marcas e empresas privadas.
  • Cartões de séries: com um tema em comum e um padrão de estampas, que formava uma pequena coleção.
  • Cartões de fundações e campanhas: voltados para campanhas educativas, informativas e de conscientização, do governo ou de instituições privadas.
  • Cartões regionais: produzidos com imagens de cidades, pontos turísticos e referências culturais de cada estado.

A classificação aqui apresentada não é definitiva ou um padrão adotado pelos colecionadores; é apenas uma forma que utilizamos para explicar os tipos de estampas. Confira exemplos destes tipos de cartões na imagem:

Tipos de Cartões Telefônicos

Ainda em relação à classificação dos cartões, muitos telecartofilistas utilizam o termo “mídias” para se referir aos cartões promocionais, publicitários e, de festas e eventos regionais. Assim, essa seria a classificação mais usual para esses tipos de cartões.

Como Funcionavam as Séries de Cartões Telefônicos

As séries temáticas foram (e são ainda), possivelmente, o principal tipo de cartão que despertou o interesse de novos colecionadores. Algumas características comuns das séries incluíam:

  • Identificação por nome: cada série era identificada por um nome, a fim de facilitar a o controle e a organização da mesma;
  • Numeração sequencial: cada cartão de uma série geralmente trazia uma numeração (exemplo: 01 de 10, 02 de 10, e assim por diante), que indicava a quantidade de cartões da série e incentivava a busca por exemplares para completar a coleção.
  • Lançamento periódico: algumas séries eram lançadas anualmente ou em datas comemorativas.
  • Temas variados: as séries poderiam abranger temas como fauna e flora, artes, esportes e cultura em geral, dentre vários outros.
  • Edições limitadas: alguns cartões eram distribuídos em quantidades reduzidas, tornando-se altamente valorizados entre os colecionadores.

Algumas séries podiam ser adquiridas já completas, em folders produzidos especificamente para a coleção. Assim, os folders se tornaram mais uma extensão da coleção de cartões telefônicos.

A Telecartofilia no Brasil

Com a popularização dos celulares, os cartões telefônicos foram gradativamente caindo em desuso, mas a telecartofilia segue forte, seja pela beleza das estampas, pelo fator histórico ou nostálgico.

Clubes e associações dedicados ao hobby ainda seguem na ativa e feiras e eventos do ramo seguem sendo realizados. Plataformas de venda online e grupos em redes sociais, também ajudam a manter viva a paixão pelos cartões telefônicos.

Entre os modelos mais cobiçados estão aqueles de edições limitadas, cartões com erros de corte ou impressão e divulgações de empresas.

O universo dos cartões telefônicos é uma verdadeira viagem nostálgica para quem viveu a época dos orelhões e da telefonia fixa no Brasil, além de ser um hobby democrático, com preços acessíveis e diversas formas de colecionar.

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