A coleção de mini VCDs Tudo de Vibe se destacou como uma verdadeira febre entre os jovens dos anos 2000. A promoção da Coca-Cola foi uma sequência da coleção Vibe Sound e trouxe um conceito inovador, combinando músicas e vídeos em um formato compacto e colecionável.
A coleção de mini VCDs Tudo de Vibe Coca-Cola
Em fevereiro de 2005, a Coca-Cola lançou a promoção “Pegue sua Vibe”, que iria disponibilizar 3 milhões de mini VCDs, 10 mil CD players e 50 ingressos VIP para a edição do seu evento de música daquele ano – o Vibezone.
A coleção Tudo de Vibe Coca-Cola consistia em quatro mini VCDs, cada um representando uma “vibe” diferente:
- PEGA (VCD vermelho)
- GÁS (VCD lilás)
- SUSSA (VCD azul claro)
- FESTA (VCD laranja)
Cada um deles incluía uma faixa de vídeo, reproduzível apenas em computadores, e três faixas de áudio, compatíveis com CD players e computadores. Curiosamente, a primeira faixa de cada VCD era não executável.
Confira o tracklist de cada um dos mini VCDs da coleção:
Vibe PEGA
- Faixa não executável
- Anything – The Calling (vídeo)
- Tarde vazia – Ira!
- This Love – Maroon 5
- Equalize – Pitty
Vibe GÁS
- Faixa não executável
- Punk Rock 101 – Bowling for Soup (vídeo)
- Desconfio – CPM 22
- Home – Three Days Grace
- Reza Vela – O Rappa
Vibe SUSSA
- Faixa não executável
- True to Myself – Ziggy Marley (vídeo)
- Great Romantic – Tunde
- Além da Onda – Cidade Negra
- Lordeando – Marcelo D2
Vibe FESTA
- Faixa não executável
- I See You Baby – Fatboy Slim (US Version) (vídeo)
- Wonderful Night – Fatboy Slim feat. Lateef
- Do Seu Lado (ao vivo) – Jota Quest
- Sem Cansar (C'est Comme Ça) – Capital Inicial
Como funcionava a promoção?
O formato da promoção era o clássico “junte e troque”. Para obter um mini VCD, era necessário juntar 10 pontos – obtidos através de tampinhas ou anéis de lata – e adicionar um valor de R$ 3,00, trocando-os em um posto credenciado.
Mais uma coleção inovadora da Coca-Cola
Em uma época em que o acesso à música ainda era dominado pelos CDs e a internet estava longe de oferecer a praticidade dos streamings atuais, promoções como essa eram um verdadeiro fenômeno.
Se o acesso às músicas já era difícil, o que dizer sobre os videoclipes? O Youtube era uma plataforma recém-lançada e desconhecida do público – um território cujo potencial seria percebido apenas anos mais tarde.
Além disso, a internet da época contava com uma velocidade muito baixa – e na maioria das casas, por conexão discada. Alguns poucos sites tinham vídeos inseridos em suas páginas – mas o carregamento era lento, picotado e a qualidade era quase sofrível.
A grande responsável por difundir vídeos de bandas e artistas era a MTV, e alguns poucos programas do estilo em outras emissoras de TV. Eventualmente, alguns clipes eram gravados, convertidos e compartilhados na internet por usuários através de softwares P2P.
Disponibilizar CDs com vídeos não era só uma inovação da marca em relação a promoção anterior, mas uma forma concreta de entregar valor para o consumidor.
Assim, a combinação de exclusividade, músicas de sucesso e videoclipes tornou os mini VCDs Tudo de Vibe extremamente populares naquele período.
Nostalgia e valor de colecionador
Hoje, os mini VCDs Tudo de Vibe são itens quase que obrigatórios na prateleira de qualquer colecionador e despertam a nostalgia de quem viveu a adolescência e juventude nos anos 2000.
Além de representarem um momento único da história da Coca-Cola, eles também nos transportam para uma época em que a música e a cultura pop eram consumidas de forma muito diferente em relação aos dias atuais.
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