Dentre os inúmeros itens promocionais lançados pelas Coca-Cola, podemos mencionar a icônica coleção de mini garrafinhas da promoção “No Estilo”. Essa campanha marcou época e é até hoje um dos itens mais procurados por quem cultiva a nostalgia e o colecionismo.
O background das mini garrafinhas
Nos anos 80, a Coca-Cola lançou miniaturas de suas garrafas (e de outros refrigerantes pertencentes à marca), em uma série de promoções que foram um grande sucesso. Além delas, mini engradados foram fabricados para que os colecionadores guardassem suas garrafinhas.
A última leva desses itens foi colocada no mercado no ano de 1988, encerrando uma fase de sucesso das garrafinhas – que na época, eram produzidas em vidro, com conteúdo líquido em seu interior e fechadas com tampinhas de metal.
A coleção de Mini Garrafinhas No Estilo Coca-Cola
A coleção “No Estilo” foi lançada no segundo semestre de 2003 e marcou a retomada das mini garrafinhas da Coca-Cola. Foi composta por 12 mini garrafinhas exclusivas, que se destacavam pela originalidade e design inovador.
Diferente das mini garrafinhas dos anos 80, estas foram produzidas em plástico e não tinham conteúdo líquido no interior. A expectativa da marca era de obter o mesmo êxito das campanhas dos anos 80 e distribuir 15 milhões de garrafinhas.
Cinco delas traziam desenhos em estilo grafite, enquanto as outras sete apresentavam as seguintes cores translúcidas: amarelo, branco, laranja, preto, rosa, roxo e vermelho – todas com glitter misturado junto ao plástico.
Uma presilha acompanhava as mini garrafinhas, permitindo usá-las como pingentes – afinal, a ideia era que você literalmente estivesse “no estilo”!
Para organizar e exibir sua coleção, também havia os mini engradados, um detalhe que tornava a experiência de colecionar ainda mais divertida e prática.
Como funcionava a promoção?
A promoção seguia o formato clássico de “junte e troque”. Cada mini garrafinha ou mini engradado era trocado por 10 pontos, acumulados por meio de tampinhas de garrafas de vidro de 237ml, 290ml e 200ml, de garrafas plásticas de 600ml ou anéis de lata das embalagens de Coca-Cola, Coca-Cola light, Kuat, Fanta e Sprite.
A campanha da Coca-Cola com Charlie Brown Jr.
Para divulgar a promoção e conquistar o público jovem, a Coca-Cola apostou em uma campanha com a participação de Chorão, do Charlie Brown Jr., uma das bandas mais populares da época – e que no mesmo período estava lançando seu Acústico MTV.
A combinação de um produto criativo e de uma campanha com um nome como o de Chorão tornou a coleção um verdadeiro fenômeno cultural.
Por que as Mini Garrafinhas da Coca-Cola ainda fazem sucesso?
Se você é um entusiasta de itens nostálgicos, sabe que essa coleção de Mini Garrafinhas da Coca-Cola reúne tudo o que um bom colecionável precisa ter: a marca do refrigerante, um design diferenciado e uma boa dose de memória afetiva.
Hoje, essas miniaturas são procuradas por colecionadores e fãs que desejam relembrar ou completar suas coleções da infância ou adolescência.
O sucesso da promoção foi tamanho, que no ano seguinte a Coca-Cola viria a repetir a dose, com uma nova leva de mini garrafinhas, mas desta vez, com outra temática. Clique aqui para conferir!